Editorial

Tecnologia, educação e a transformação das pessoas

As mudanças que ocorrem no mundo numa velocidade alucinante proporcionadas pelos avanços tecnológicos, tem impacto real no comportamento das pessoas, cada vez mais distantes e com foco no urgente, por consequência, reduz o tempo de convívio com a família e interfere na qualidade de vida tornando os momentos realmente felizes, fulgazes e repletos de estereótipos. Todo esse teatro fabricado é a credencial para sermos aceitos na adaptação da sociedade do consumo e das aparências.

Por outro lado, é inegável as benesses causadas pelas novidades da modernidade em nossas vidas, evidenciadas pelas possibilidades de acesso a qualquer coisa dantes, inimagináveis. Para aproveitar todo o manancial de informação deveremos primeiro, saber separar o que é relevante na linguagem digital e adaptar aos nossos hábitos em face a grande seara de dados existentes que trafegam todos os dias na web além disso, há o risco do uso indevido dos nossos dados sem autorização prévia bem como, a segurança em ambientes críticos, vide o escândalo do facebook e Cambridge Analytica. Esperamos que a aplicação da LGPD possa mitigar esses problemas.

O envolvimento com a tecnologia é inevitável não importa o perfil do indivíduo, é imperativo ter discernimento e saber transitar pela supervia digital porque tudo que usamos ou que tencionamos usar, está repleto de interatividade e modernidade facilitando as tarefas, encurtando as distâncias e relativizando o tempo.

A mudança no status social em algumas classes confirmam os avanços da tecnologia e pode ser medido pelo aquecimento da economia no consumo de produtos digitais mesmo diante dos problemas financeiros internos em nosso país todavia, esta facilidade de acesso deve ser desfrutada com cuidado evitando os excessos desta forma, é possível evitar a frustração e a ansiedade.

A facilidade do crédito por meio de diversas formas, contribui para moldar esse cenário que apesar de incerto, é agravado com as instabilidades no cenário político e má gestão da máquina pública. É importante a participação ativa de todos para a mudança acontecer e não observar passiva as ações dos governantes pois, a cada nova gestão, é necessário um tempo para resolver o legado catastrófico dos mandatos anteriores. As mídias sociais e outros meios de informação em tempo real tem colaborado para conscientizar as pessoas entretanto, é preciso ter cuidado filtrando a qualidade dessa informação veiculada e evitar a polarização e discursos haters porque em nada contribuem para o desenvolvimento e crescimento das pessoas.

Esse texto não tem conotação política mas, existem problemas sociais difíceis e históricos em nossa sociedade e se quisermos de fato promover a mudança educacional com o auxílio da tecnologia, porque continuamos apenas observando convenientemente e não nos tornamos protagonistas da nossa história? A ausência de uma ação planejada com objetivos aliada ao comprometimento de todos, poderiam ser decisivas para isso.

Educar é criar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.

Jean Piaget

O filme A Sociedade dos Poetas Mortos com clareza nos mostra sempre a existência da possibilidade de ir além dos limites pré-estabelecidos pela sociedade principalmente na educação, com ênfase na tecnologia sem, contudo, esquecer o pensamento crítico e a autonomia cada vez mais presente em nossa sociedade e, quando nos referimos a educação, considerando a sua essência catalizadora de transformação, isto é bastante significativo, é sensível e envolverá o ativo mais importante no processo, as pessoas.

As soluções existem basta usar as ferramentas disponíveis e a força indômita do ser, não há fronteiras, censura ditatorial ou qualquer outro impedimento remanescente do passado analógico, o acesso a informação está ao alcance de todos, basta tornar possível a materialização da mudança para que ela possa acontecer e impactar positivamente nossas vidas.

Mário Luiz

Em constante aprendizado em #GTI #ITSM #CS #Lean IT #SoftSkills #Escrita criativa #Idiomas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s