Desemprego: Causas e Soluções

Os impactos econômicos, aumento das desigualdades sociais, avanços tecnológicos, ausência de um plano político social e profissional eficaz, sindicatos mais atuantes e menos oportunistas e exigência de mão-de-obra qualificada para preencher postos de trabalho são alguns fatores para o aumento dos índices de desemprego observados no mundo.

As pesquisas nesse assunto demonstram que exceto os EUA onde o crescimento da economia e os planos de seguridade social que amparam o trabalhador mesmo com as recentes crises assinalam uma exceção ao resto do mundo onde a situação é bastante preocupante.

Estima-se que entre 200 a 240 milhões de pessoas estejam desempregadas hoje no planeta, contudo, existem inúmeras vagas a serem ocupadas por pessoas com o nível de qualificação pretendido pelas empresas o que cria um paradoxo intrigante e conceitual uma vez que, apesar da massificação da informação em nosso meio, tais como; o aumento do número de faculdades presenciais e virtuais, cursos de extensão e inúmeros meios de melhorar o currículo ainda é bastante distante do cenário real do pretendido.

Isso tudo é uma realidade comprovada, mas, entretanto, o mercado global e local exige muito mais dos candidatos aos cargos anunciados, a experiência não só profissional que evidentemente somente se adquire com os anos de experiência, aliado ao fato do perfil ideal e atual exigido ser bastante diferente do passado.

Hoje o profissional precisa ser global, tecnológico, gerir equipes heterogêneas e extrair o máximo delas, ser resiliente, administrar o tempo com maestria, ser multivalorado e criativo para solucionar problemas cada vez mais complexos e descentralizados.

Na esfera nacional a concorrência mundial reforça o índice alarmante e desproporcional, pois, embora sejamos um país criativo por excelência isso não é suficiente para diminuir o desemprego e atender a carência por qualificação, o governo tem incentivado o trabalho informal a formalizar-se através do projeto Empreender.

Isso, sem dúvida, é bastante positivo na esfera social e profissional observando-se as vantagens da legalização, a visibilidade no mercado a geração de renda e emprego e a obtenção de benefícios fiscais e financeiros contribuindo significativamente para a diminuição do desemprego e a maximização das pessoas no mercado de trabalho gerando uma expectativa bastante positiva.

Considerando a enorme quantidade de informação contida no meio e a forma como ela e empregada, pode-se dizer que existe uma solução racional ao problema do desemprego, os avanços tecnológicos e educacionais proporcionaram alternativas estruturadas e sociais, melhorando a vida da maioria da população, projetos como os do SEBRAE apóiam o empreendedor para remodelar o cenário do país, claro, se bem aplicados, conduzidos e direcionados.

Isto acentuaria um aumento da economia sustentável numa previsão de crescimento de 7% aproximadamente ao ano que é a melhor forma de garantir emprego e renda a população e aumento da riqueza do país.

Os projetos sociais, ecológicos e de energia renovável da iniciativa privada são alternativos para reorientação do crescimento econômico, pois reaproveitaria uma parcela excluída e marginalizada da população menos ativa economicamente em força motriz ao progresso do país, elevando a auto-estima, capacitando educacionalmente e promovendo a integração social e política do indivíduo.

Queremos saber mais sobre vocês:

2 comentários sobre “Desemprego: Causas e Soluções

    1. Obrigado pela visualização e menção do texto. Sabemos que este problema social tem solução; existindo inúmeras maneiras de aplicar planos e estratégias e obter resultados a médio e longo prazo mas, para isso, é necessário o engajamento de toda a sociedade civil organizada.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s