Os benefícios da diversidade geracional para as organizações

Freepik

Há um dilema no cenário empresarial em relação a dificuldade na formação de equipes multifuncionais para suprir a demanda de trabalho e obter resultados, isto se deve, ao momento turbulento que o país atravessa em decorrência da pandemia, incertezas políticas, economia instável e o crescente descrédito do investidor estrageiro no país.

Sem contar o êxodo da mão-de-obra qualificada para o exterior, seduzida pela proposta de qualidade de vida, carreira internacional e salários atraentes.

Estes e outros fatores excludentes que dificultam cada vez mais a contratação e recolocação dos quadros das corporações, levaram as empresas a repensar seus modelos de negócios e a investir mais ainda em diversidade e inclusão.

Esta mudança de foco, colocou em evidência um profissional que vinha sendo descartado e rotulado, devido ao etarismo e outros “ismos” que, dificultam a recolocação no mercado de trabalho.

Evidentemente, esta analogia não tem base fundamentada nem comprovação científica estruturada, uma vez que, a avaliação e qualidade profissional não é mensurada pela idade, desta forma, o termo diversidade geracional, ganhou sustentação e vem crescendo no meio empresarial.

A definição do termo é a seguinte: diversidade geracional é o nome dado a um conjunto de pessoas de diferentes faixas etárias que convivem em um mesmo ambiente.

O assunto não é novo, e mesmo com a pauta das políticas afirmativas em alta na sociedade, este grupo e outras minorias invisíveis que compõem o universo social, tem pouco acesso a oportunidades concretas devido, muitas vezes, a análise parcial do candidato, sendo o caráter eliminatório; em muitas situações, relacionado a gênero, raça, orientação sexual, religiosa e outras denominações que os impedem em mostrar seu potencial e talento.

Felizmente, o pensamento plural vem sendo adotado no mercado e comprovadamente é um diferencial importante nos times dentro das organizações para obtenção de resultados e, sinaliza para um aproveitamento maior de séniores em todos os aspectos, gerando uma consciência coletiva diferente, devido a variedade de perfis, hábitos e vivência de mercado mais abrangente e longeva.

Alguns destaques que reforçam a certeza em investir nessa geração maturi são:

1. Exercem o trabalho com grande dedicação e responsabilidade

A vontade em continuar ativo e poder apresentar ao mercado, que os anos de vida agregaram bastante maturidade e comprometimento, quando o assunto é empenho e assertividade com objetivo em proporcionar resultados acima da média.

Além disso, acreditam que a valorização da oportunidade deve ser retribuída desta forma.

2. Possuem uma vasta experiência profissional

Com o passar do tempo, os desafios da carreira desenvolvem um conhecimento tácito raro, utilizam a comunicação fluida como um trunfo e diferencial competitivo, aliado ao fato da enorme vontade em aprender que é facilitada hoje com o grande manancial de dados e informações disponíveis no meio, o que provê a atualização constante, sendo de grande importância dentro das equipes.

3. A importância da maturidade emocional nos dias atuais

A grande resiliência que os ilustres da terceira idade demonstram para lidar com problemas complexos e para encontrar soluções viáveis, os tornam, integrantes valiosos para mudar o rumo das coisas, além disso, eles contornam obstáculos, reduzem conflitos com muita responsabilidade, habilidade, criatividade e melhoram a reputação da empresa; ajudando a transmitir uma impressão positiva e transformar a percepção da jornada dos seus clientes, que se identificam, admiram, apoiam e promovem empresas com atitudes inclusivas.

Além destas comprovações, a ciência e tecnologia tem contribuído cada vez mais para o aumento da expectativa de vida tornando o indivíduo mais resistente, saudável e melhorando a inteligência cognitiva, uma tríade indispensável quando nos referimos a uma pessoa economicamente ativa.

Por último e não menos importante, é estratégico ter um RH qualificado e possuir as ferramentas corretas para conduzir o processo de avaliação e contratação deste profissional que poderão contribuir significativamente nas empresas e desmistificar o preconceito tão latente em nossa sociedade quanto ao valor é mérito das pessoas da terceira idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s