Metodologia de Gestão Especializada e Customer Success

As empresas em sua maioria esmagadora utiliza uma solução ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistema de gestão. As que não integram esse nicho, tencionam adquirir uma solução.

A adoção de uma ferramenta de gestão deve ser encarada como um investimento no intuito de obter um gerenciamento eficaz dos processos da empresa e mensurar resultados contudo, muitas variáveis devem ser consideradas antes da implantação e uma delas, é a metodologia de gestão.

Planejar e definir uma metodologia e sempre envolver as pessoas no processo estratégico da concepção é fundamental porque são elas que farão a engrenagem funcionar.

A inserção de KPI (Key Performance Indicator) ou indicadores chaves de desempenho, é uma ferramenta interessante para identificar padrões e aplicar métricas na gestão empresarial.

Além dos módulos padrões e outros customizados temos somadas as funções de CRM, BI, TEF, PAF_ECF, NFe/NFS-e, SPED, RH, funções Força de Vendas Mobile, GED e DASHBOARDs – Painéis de Monitoramento em tempo Real de todas as atividades da empresa.

Alguns questionamentos que surgem no dia a dia, levam um tempo para serem respondidos e a demora em chegar a uma conclusão viável para o negócio, pode impactar negativamente a organização.

Uma metodologia de gestão especializada seria a solução em conjunto com outros indicadores praticados o que proporcionaria ao decisor, mais velocidade e opções na solução dos problemas além de maximizar os lucros e praticar uma gestão ágil e produtiva.

Os benefícios são inúmeros tais como:

  • Simplificar a gestão para tomar decisões de posse das informação em tempo real;
  • Reduzir o retrabalho;
  • Aumentar a velocidade dos processos internos e tornar a empresa mais ágil;
  • É possível prever qual a taxa de retorno (ROI) de um investimento;
  • Redução de custos;
  • Aumento nos lucros;
  • Satisfação dos colaboradores.

Respeitar a sistemática e tempo de implantação depois da aderência dos processos e regras de negócio é um fator chave para o êxito do projeto o que o torna único e exclusivo daquele cliente.

A experiência do cliente com o uso da soluçao adotada deve prioritariamente, transformar-se em valor percebido e ser acompanhada por todos os departamentos da organização ou seja aplicar as leis 3 e 4 do Customer Success que são respectivamente, “A expectativa de seus clientes é que você os torne muito bem-sucedidos” e “Monitore e gerencie implacavelmente a saúde do cliente”.

Nesse contexto cito apenas essas entretanto, o conjunto das demais leis devem ser adotadas e praticadas exaustivamente durante o LTV – Lifetime Value ou ciclo de vida do cliente que é a quantidade de valor que o cliente contribui para a sua empresa e vice e versa, ao longo do contrato firmado.

A melhor metodologia aplicada, jamais trará resultados comprovados para o cliente se as pessoas certas e motivadas não se comprometerem o suficiente.

O assunto é interessante e os cenários positivos e negativos descortinam-se a todo o instante assim, como todo o tema que envolve empresas orgânicas, é desafiador e saudável e nos incentiva a buscar o debate de idéias em prol do cliente, das pessoas e organizações.

A menção do conceito do Customer Success é primordial uma vez que, não podemos mais dissociar a jornada do cliente da tecnologia em face da sua importância estratégica e compreensão do sucesso em todo o ciclo de vida do negócio bem como, para a longevidade do provedor de soluções, seja ele uma empresa Saas ou negócio tradicional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s