Porque estar disponível no âmbito profissional é tão controverso?

A vida frenética e a necessidade em apresentar resultados fazendo mais com menos, levou o profissional do novo milênio a refletir se, é melhor estar ou não disponível para qualquer tipo de demanda que requeira ação imediata?

Essa pergunta força uma reflexão a respeito do perfil ideal para atender esse requisito que descreve um profissional altamente dedicado, comprometido e focado nas metas do negócio e invariavelmente, terá que abrir mão de algum desejo de realização pessoal ou familiar para atingir o sucesso no entanto, há limites que devem ser considerados.

O novo cenário provocado pelo surgimento da COVID-19 criou uma linha tênue entre a forma de trabalho remoto e outras transformações comportamentais, onde a condição de estar sempre disponível, pelo menos virtualmente, pode acarretar o surgimento do estresse e outras doenças da modernidade com as escolhas da inconsequente disponibilidade.

“Exceder as expectativas quando almejamos um resultado sem precedentes é gratificante entretanto, este deve ser alcançado com equilíbrio.”

Isso colocaria em risco não só a vida da pessoa como abreviaria os anseios de felicidade e as possíveis conquistas que surgiriam caso optassem por uma decisão mais sensata.

Não é preciso ser especialista para saber que essa conta não fecha e mesmo no momento de incerteza como o atual, deveríamos reservar um tempo para o planejamento e o autoconhecimento, negligenciar estas etapas no processo, é como andar numa corda bamba sem rede por baixo e ainda pior, sem garantias.

Estar disponível nem sempre é algo abominável contudo, é imperativo questionarmos até onde deveríamos ir para alcançar nossos objetivos este é o primeiro passo antes de assumirmos qualquer “projeto dos sonhos” de maneira eufórica, caso contrário, pode se tornar um pesadelo alucinante com consequências imprevisíveis a longo prazo.

E a sua disponibilidade é negociável?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s