Soft Skills e o mercado de trabalho

Freepik

A importância das habilidades comportamentais é uma realidade e uma exigência consolidada nos processos de recrutamento e seleção, mas, encontrar o perfil de candidato ideal, continua sendo uma tarefa intrincada porque, o mercado de trabalho sofre alterações a todo o instante, portanto, é necessário conceder um tempo para a adequação do profissional

Isto pode ser atribuído aos avanços tecnológicos e a crescente exigência do padrão profissional do indivíduo, para se adequar às demandas do cenário global dos negócios.

A habilidade mais proeminente está relacionada às Soft Skills que são um conjunto de características comportamentais observadas nas pessoas, muito valorizadas nas empresas.

E o colaborador que consegue performar em mais de uma habilidade, tem grande relevância e destaque nos times que participa.

As Soft Skills estão relacionadas com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, um estudo que mapeou e definiu estas características no ser humano.

Durante minha trajetória profissional, desenvolvi algumas que já eram inatas e aperfeiçoei outras em ambientes e épocas distintas da atual, no qual, em alguns episódios, utilizei as referidas inteligências isoladamente ou em conjunto num determinado momento ou projeto que eu estava inserido.

Elas todas contribuíram decisivamente para ter uma compreensão mais clara do meu momento como profissional atualmente. 

Das inteligências múltiplas elencadas possuo as seguintes: verbo-linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica e musical.

Analisando a minha jornada até aqui e o que vem pela frente em relação a tecnologias disruptivas e emergentes, temos que aprender a reaprender constantemente para que possamos continuar atuantes e valorizados no mercado, seja empreendendo ou trabalhando em alguma corporação.

Eu procuro me atualizar constantemente nas minhas áreas de atuação; tecnologia, gestão e CS e outras tendências do mercado, a transformação digital, tem reforçado esta constatação, sobretudo, a longevidade do ser que está intimamente relacionada ao life long learning.

Acredito que este seja o ponto de destaque para uma carreira plena com mais qualidade de vida e relevância profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s